Tamy Itsumo Otome ~[Hiatus]~: O Que Vende nos EUA venderia no Brasil?

Blog melhor visualizado pelo fire fox.

Caso não tenha recomendo baixar

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O Que Vende nos EUA venderia no Brasil?



ICV, site especializado em quadrinhos e artigos da cultura pop, sempre faz um guia daquilo que é mais rentável em termos de mangá e anime. Eles se baseiam em vendagens da Bookscan (bookstores) e da Diamond (comics stores), que distribuem mangás para os principais pontos de venda dos Estados Unidos. Assim, eles consegurm montar uma lista dos cinqüenta mangás mais rentáveis dos EUA. A lista em si, em especial os primeiros lugares, nunca é grande surpresa. Afinal, quem não sabe que Naruto, Bleach, Full Metal Alchemist e Fruits Basket vão estar entre os cinco?

Interessante que este ano, eles ressaltam que há um número equilibrado de shoujos e shounens entre os top 50, mesmo no top 10 do ano passado, havia muito menos shoujo mangá. Infelizmente, eles não liberam a lista de 50 títulos no site, é algo que vem e um um guia impresso para profissionais da área, gente do mercado mesmo, não curiosos, como eu. Queria muito ter acesso a ela, claro, daria para comentar melhor, afinal, estar entre os top 20, por exemplo, também é sinal de boa receptividade. Duvido que não encontrasse Nana ou Nodame Cantabile por lá, só para citar exemplos.

A matéria não dá os 50 títulos, mas apontou algo que me pareceu importante para uma coluna de shoujo mangá. Foi dito que há mangás shoujo em ascensão, vendendo cada vez mais, como The Gentlemans Alliance (Shinshi Doumei Cross) de Arina Tanemura que é o 27º na lista. A possibilidade de um mangá de Arina Tanemura virar anime sempre é grande, e com a boa receptividade do mangá talvez a série vá para os EUA, o que ajudaria a preencher a lacuna na lista de animes, já que não há nenhum shoujo ou josei entre eles.

Nos dez mais rentáveis, como disse, há os shounens de sempre dos quais somente Naruto (Panini), Tsubasa (JBC) e Full Metal Alchemist (JBC) foram licenciados oficialmente no Brasil, falo isso porque um Death Note e um Bleach já devem estar nas mãos de uma das grandes ou sendo muito disputados. E há shoujos importantes como Fruits Basket (Tokyopop/JBC), Loveless (Tokyopop), Zettai Kareshi (VIZ/Conrad) e Vampire Knight (VIZ). Alguns dos mangás estão em nossas bancas, mas a maioria não são publicados nem estão previstos no Brasil. Será que seriam sucesso aqui? O que realmente faz sucesso no Brasil? Quem sabe? Por que não liberam vendagens em nosso país? Será que seria tão incomodo fazerem um guia como o ICV faz nos EUA? Para quem está curioso, eis a lista:

1. Naruto
2. Bleach
3. Kingdom Hearts
4. Fruits Basket
5. Death Note
6. Full Metal Alchemist
7. Vampire Knight
8. Absolute Boyfriend (Zettai Kareshi)
9. Loveless
10. Tsubasa

Tomando esta lista e pensando em Brasil, eu diria o seguinte, salvo por Kingdom Hearts, acredito que todos os shounen apareçam aqui até o início de 2008 se muito. Kingdom Hearts, aliás, é um sucesso interessante, pois mistura mangá e personagens Disney e se baseia em um jogo. Vejam que o mangá em si junta ingredientes bem interessantes e poderia fisgar um público fã de mangá que não tivesse total aversão pela Disney (*há gente capaz dessas bobagens*) e, também, os fãs do game. O traço é uma graça e faz muito sucesso nos EUA desde que foi lançado. Queria que aparecesse o volume 1 na Livraria Cultura para que eu comprasse e desse uma olhadinha. Não sei se está sendo visado por alguma das editoras no Brasil, mas eu pensaria seriamente no assunto.

Falando em casamentos abertos ? já que W.I.T.C.H. que sai no Japão é refeito em formato mangá ? entre Disney e os quadrinhos japoneses, temos também um exemplar shoujo bem próximo a Kingdom Hearts, que é Kilala Princess. A série é desenhada por Nao Kodaka e escrita por Rika Tanaka. Voltada para meninas e pré-adolescentes, ela tem o apelo de ser bem desenhada, coisa que boa parte do material similar que sai aqui no Brasil não é (*W.I.T.C.H. tem altos e baixos, a depender do/a desenhista*), bem narrada e ter as tradicionais princesas da Disney e seus respectivos "príncipes" como coadjuvantes. Na página da Tokyopop é possível ler gratuitamente o primeiro capítulo.

Dos shoujo, acredito que Vampire Knight, da autora de Merupuri, também apareça por aqui até 2008. Nunca saberemos se Merupuri vendeu bem, mas eu apostaria que sim. Há um boato forte a respeito da vinda da série. Falando francamente, acredito no potencial de Vampire Knight, acho que seria muito bem recebido, mas acho que é muito cedo para que ele chegue ao Brasil. Nos EUA, ele está sendo serializado na Shojo Beat, então sai um capítulo ao mês e, acredito, um volume a cada 5 ou 6 meses, se muito. O quinto volume acabou de ser lançado no Japão e o mangá não está fechado ainda. É provável, eu acredito que venha, mas não parece ser política da Panini, hoje, lançar mangás com possibilidade de interrupção tão cedo. Claro que podem mudar a periodicidade, mas eu acredito que seja um boato que talvez indique que a série foi licenciada.

Já Princess Princess, o outro título citado pelo "grande boato", pode sair antes do que se imagina. O mangá tem cinco volumes, já está encerrado e a Elza Keiko perguntou o que achávamos dele lá no Orkut. Vejam que ela perguntou o que achávemos de Princess Princess e Bijinzaka, este último já lançado. Princess Princess seria o tal teste para ver se BL/Yaoi é rentável. Não creio que as editoras deveriam ter grandes dúvidas sobre isso, mas eu escolheria outro título. De qualquer forma, acho que este ano pinta o primeiro BL/Yaoi em nossas bancas.

Yuu Watase faz sucesso nos EUA e no mundo inteiro, Zettai Kareshi é curto e acredito que tudo isso pesou na escolha da Conrad. Eu realmente não sou fã da autora, mas compreendo as razões do seu sucesso e acredito que a editora brasileira escolheu bem. Claro que muita gente ficou chateadíssima com o fato de Paradise Kiss ser adiado, sei que há questões de formato/preço difíceis de resolver aí. Eu não sou muito ansiosa, e posso esperar desde que o material realmente seja lançado, com preço adequado e de forma respeitosa, leia-se tradução de qualidade e impressão que não deprecie a arte.

Lá no Orkut, duas pessoas reclamaram do subtítulo escolhido pela Conrad, O Namorado Perfeito, lembraria os romances tipo Júlia e Sabrinas. Ora, pode até não ser um subtítulo agradável, mas olhando o significado no dicionário de "絶対" (zettai), encontrei absoluto (*no sentido do inglês de completo), perfeito. Em Inglês o título dado pela VIZ é Absolute Boyfriend. Se vai parecer Júlia ou Sabrina, a culpa não é da editora, que por bom senso tem que dar um subtítulo para facilitar a procura nas bancas e livrarias, mas da autora que escolheu um título de romance Harlequin. E podem torcer o nariz, mas no Japão, júlias e sabrinas vendem aos tubos e viram mangá, desenhados por gente como Kayono, Chiho Saito e autoras de peso.

Acho que nenhuma editora brasileira iria ficar triste se algumas leitoras de romance de banca passassem a ler mangá e engrossassem seus lucros. Em alguns shoujos elas encontrariam romances (*no sentido amoroso mesmo*) tão legais quanto os dos livros e histórias bem melhores em muitos casos. Parem para contar quantos desses volumes saem por mês pela Harlequin e pela Nova Cultural nas bancas brasileiras, talvez, elas superem em muito o número dos leitores de alguns mangás lançados é algo bem próximo da linha de montagem que são os mangás no japão. Tem gente que chuta vendagens astronômicas para nossos mangás, como se todo título fosse um Dragon Ball, mas há mangás que não devem vender nem 5 mil exemplares, para o desespero das editoras.

Se a gente for ter medo dos preconceituosos por conta de títulos, bem, vamos estar se igualando a quem tem preconceito contra shoujo, contra cores de capa, contra mulher que lê ou faz quadrinho, contra mangá "porque é violento" ou "se lê ao contrário", e por aí vai. Mas se vocês pudessem dar um outro subtítulo ao mangá, qual seria? Em francês, por exemplo, virou Lui ou Rien, Ele ou Nada. Será que está de acordo com o título original? Ficou um título mais interessante? Menos "vexatório"? Para mim realmente não faz diferença. Eu preferia que Karekano aqui no Brasil tivesse o subtítulo que o primeiro fansuber no mundo (*sim, é verdade*) que legendou deu Coisas de Namorado, mas o subtítulo escolhido pela Panini, As Razões Dele, Os Motivos Dela, é o mais usado no mundo inteiro. Acho que não é coerente reclamar nesse caso.

Já Loveless, bem, também apostaria que este mangá chega rápido aqui no Brasil, até final de 2008, porque Gravitation, de acordo com boatos cada vez mais fortes, deve vir antes e isso deve pesar na disputa entre as editoras. Não me surpreenderia até se Loveless já estivesse licenciado. Não sou fã do mangá, não gosto mesmo dele, mas sei que tem uma legião de fãs e um traço muito bom, fora um anime como cartão de visitas. Dado o sucesso da obra pelo mundo, seria uma escolha bem coerente, não é?

Agora, voltando a Arina Tanemura. Acho um absurdo sem tamanho que nenhuma de suas obras tenha saído aqui saído no Brasil. Qualquer de seus mangás, algum deles, enfim, ela é obrigatória, mas nem com o sucesso todo que faz, nem o fato de todas as suas obras ou quase todas virarem anime, algo raro, parece comover as editoras brasileiras. Quem entende? Eu tenho repetido o mantra "Full Moon... Full Moon... Full Moon..." para ver se alguém se dispõe a ir ver "o que é isso", mas não sei se dá certo. De qualquer forma, Tanemura seria uma excelente escolha, independente do que lançassem dela. E, sim, acredito que faria muito sucesso no Brasil.

Só para fechar, a matéria também fala que o mercado de DVDs nos EUA encolheu, pois houve grande queda nos lançamentos. Nem por isso, vem gente dizendo que o mercado está morrendo como acontece aqui no Brasil, onde efetivamente não há mercado de DVDs de anime consolidado. Mas isso foi assunto da coluna passada e não convém me repetir. Entre os animes mais rentáveis, não há nenhum shoujo e Dragon Ball continua no topo, como segue:

1. Dragon Ball Z
2. Pokemon
3. Voltron
4. Naruto
5. Robotech Shadow Chronicles
6. Fullmetal Alchemist
7. Hellsing Ultimate
8. Howls Moving Castle
9. Final Fantasy VII: Advent Children
10. Bleach

Depois disso, me pergunto: será que Robotech chega aqui? Acho que teria público, mesmo que eu não me incluísse nele. J Por hoje é só!

Por: Anime Pró!

Nenhum comentário: