Tamy Itsumo Otome ~[Hiatus]~: O que são doujinshis?

Blog melhor visualizado pelo fire fox.

Caso não tenha recomendo baixar

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O que são doujinshis?

Doujinshi Pictures, Images and Photos

Dōjinshi (同人誌; mais frequentemente romanizado como doujinshi) são mangás e outros trabalhos feitos e distribuidos por fãs ao invés de profissionais. Geralmente, os doujinshis são feitos por iniciantes, mas que possuem qualidades parecidas ou identicas as de um profissional. Muitos dos doujinshis são tão profissionais quanto os proprios mangás. Há também profissionais famosos que também fazem doujinshis, como é o caso de Kenichi Sonoda, criador de Gunsmith Cats, que há muitos anos coordena uma série de doujinshis intitulada Chosen Ame.

Muitos mangakas, ou desenhistas de mangá, começaram suas carreiras desenhando dōjinshi. Exemplos disso são Ken Akamatsu, o grupo CLAMP e Rikudo Koshi. Também há dōjinshis fora do Japão, mas em escala bem menor, sendo geralmente distribuídos através da Internet.

Em Tóquio há várias feiras de doujinshis, sendo a mais famosa delas o Komiketto ou Comiket (o nome vem de comic market, mercado de gibis em inglês). Esse evento, realizado duas vezes por ano, atrai mais de 200.000 visitantes a cada edição.

Muitos doujinshis apresentam histórias eróticas com personagens conhecidos de animes, mangás ou games japoneses. Esse tipo de doujinshi é que se tornou mais conhecido no Ocidente, levando muitos fãs a acreditarem, equivocadamente, que doujinshi é sinônimo de paródia ou que doujinshi é sinônimo de mangá erótico.

Nenhum comentário: