Tamy Itsumo Otome ~[Hiatus]~: O que é Gekigá?

Blog melhor visualizado pelo fire fox.

Caso não tenha recomendo baixar

sexta-feira, 5 de junho de 2009

O que é Gekigá?

fantasy/future - adult older teen - white hair Pictures, Images and Photos

Gekigá (劇画 ou "figuras dramáticas") é o termo em japonês usado para definir um tipo mais adulto de mangá, voltado para públicos amadurecidos, sendo um estilo que pode retratar tanto temas reais quanto fictícios.

Yoshihiro Tatsumi Pictures, Images and Photos

Foi criado por Yoshihiro Tatsumi e mais tarde adotado por outros artistas japoneses de uma linha mais séria de mangá que não queriam que suas obras fossem reconhecidas como tal, numa referência quase perjorativa do termo "mangá", a que chamavam de "desenhos irresponsáveis". Assim como Will Eisner havia criado o termo graphic novel para diferenciar trabalhos mais sérios de arte sequencial dos quadrinhos comuns ou populares, esses novos artistas japoneses criaram o termo gekigá para designar trabalhos mais adultos dentro dos quadrinhos nipônicos.

Anime Student Pictures, Images and Photos

Yoshihiro Tatsumi começou a publicar seus gekiga em 1957. Essas revistas eram bem diferentes da maioria dos mangás da época, que tinham um público-alvo infantil. Essas figuras dramáticas não vieram da leva popular de publicações aquecida por Osamu Tezuka em Tóquio, mas de bibliotecas públicas de Osaka. Essas instituições toleravam publicar e alugar ou vender trabalhos mais experimentais e ofensivos, em contraste com a onda infanto-juvenil de Tezuka.

Anime Pictures, Images and Photos

Com um traço pesado, é um estilo não muito difícil de ser identificado: tramas psicológicas, busca de lei e ou vingança, armas (de fogo, espadas, adagas e tonfas), sangue, mortes, guerras, flashbacks, máfia, brigas de rua, drogas, corrupção, entre outros, são alguns elementos que o caracterizam. Alguns críticos mais radicais chegam a afirmar que gekigá não se resume aos mangás, mas é um estilo de vida de várias pessoas.

anime fight Pictures, Images and Photos

Origem
Logo após a 2ª Guerra Mundial, os japoneses enfrentavam a miséria pós-guerra, enquanto o país aos poucos iam começando a reconstrução. Veio então a necessidade de uma leitura de baixo custo, e por isso surgiram os "Kashihonya", que funcinavam como as bibliotecas-circulantes aqui no Ocidente, mas mais elaborados, trabalhando inclusive com fanzines. Sem limitações que seriam obviamente impostas pelas editoras, os desenhistas apenas procuravam agradar seu público, que na maioria eram pessoas adultas, procurando desenhar de modo mais clássico, menos cartunístico, e desenvolvendo histórias cujos enredos dramáticos pareciam-se mais com os de filmes e novelas. Assim surgiram os Gekigas modernos.


Alguns títulos
ASHITA NO JOE, de Tetsuya Chiba;
KOZURE OKAMI (LOBO SOLITÁRIO), de Kazuo Koike e Goseki Kojima;
VAGABOND, de Takehiko Inoue;
GOLGO 13, de Takao Saitou;
MONSTER, de Naoki Urasawa;
MAI, A GAROTA SENSITIVA, de Kazuya Kudou;
SANCTUARY, de Sho Fumimura e Ruoichi Ikegami;
AKIRA, de Katsuhiro Otomo;
CRYING FREEMAN, Kazuo Koike e Ryoichi Ikegami;
HEAT, de Yoshiyuki Okamura e Ryoichi Ikegami;
HOKUTO NO KEN, de Buronson e Tetsuo Hara;
Nota: Sho Fumimura e Buronson são pseudônimos de Yoshiyuki Okamura.

Nenhum comentário: