Tamy Itsumo Otome ~[Hiatus]~: Você já ouviu falar de Netiqueta? As vezes ela é necessária demais!

Blog melhor visualizado pelo fire fox.

Caso não tenha recomendo baixar

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Você já ouviu falar de Netiqueta? As vezes ela é necessária demais!



A Netiqueta é um conjunto de boas maneiras e normas gerais de bom senso que existem na Internet e que proporcionam a forma mais amigável, eficiente e agradável de se comunicar Online.

Porém, nós usuários desconhecemos o uso da mesma, mas mesmo assim respeitamos algumas e desrespeitamos outras sem saber. Algo muito parecido com a questão educação, respeito e regras de português.

Pode parecer de início estranho, porém é importante ressaltar que em alguns casos, com o descumprimento dessas regras, pode significar a perda de grandes oportunidades.

Então venho aqui compartilhar algumas regras legais da Netiqueta que são interessantes.

Principais regras de etiqueta na internet:

- Letras Maiúsculas: Nunca se deve escrever nada usando apenas as letras maiúsculas, isso significa que a pessoa está gritando. Além do mais, ler um texto assim é extremamente cansativo.

- Ler Mensagens chatas: Evite enviar mensagens de propagandas não-solicitadas, “correntes” e outras mensagens do tipo. Isto é muito desagradável.

- Uso de Emoticons: O emoticon é legal quando usado da forma correta: demonstrar sentimentos. Os emoticons não devem ser utilizados como elementos do próprio texto, visto que em alguns casos não é possível identificar o que a pessoa quer dizer com aquilo.

- Fugir do assunto: Ao usar um comunicador instantâneo, nunca fuja do assunto. Mesmo que aquilo não lhe interessa ou é desagradável, diga algo, mesmo que finalizando o assunto, para mostrar que você leu a mensagem.

- Tópicos Chamativos: Nunca crie tópicos em fóruns com títulos muito chamativos e escandalosos, procure relacionar bem o título com a mensagem em questão.

- Ofensas: Na internet, principalmente em sites de relacionamento, não é difícil encontrar discussões negativas e ofensas. Se alguém for ofendido, não se deve revidar e criar uma “guerra on-line”, visto que isso dificilmente acabará. O melhor caminho é ignorar.

- Usar sempre a força das idéias e dos argumentos. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.

E existem várias outras que podem ser consultadas naWikipédia, no artigo da Netiqueta apenas citei alguns aqui visto que serviram de base para a notícia seguinte.

Na semana passada a empresa Employment Relations Authority acabou condenando os empregados de Vicki Walker que era uma contadora de Auckland, a indenizarem a ex-funcionária em 11.500 Dólares por causa de uma demissão poêmica e injusta segundo uma matéria do site The Next Web

A funcionária foi demitida em 2007, pois ela enviava e-mails para os colegas de trabalho em negrito, maiúsculo e em cor vermelha. Ou seja, desrespeitando as regras da Netiqueta, que por um acaso lá na Oceania é levado bem a sério.

E a contadora não deixou por menos e se defendeu na justiça e afirmou que só enviava e-mails deste modo para facilitar o preenchimento de formulários para dar destaque para a data e o local correto para se escrever as frases, e por incrivel que pareça, a contadora saiu ganhando.

Fontes: GigaBlog do UOL Tecnologia

Nenhum comentário: