Tamy Itsumo Otome ~[Hiatus]~: Animê em queda no Japão

Blog melhor visualizado pelo fire fox.

Caso não tenha recomendo baixar

sábado, 19 de dezembro de 2009

Animê em queda no Japão



O Animê, desenho animado japonês, que se tornou muito popular ao redor do mundo e ajudou a reconstruir a imagem do Japão para o mundo, está passando por uma crise.


Os trabalhadores de animê estão descontentes por causa das longas jornadas de trabalho com baixos salários, as vendas estão diminuindo e a concorrência com os outros países asíaticos está aumentando. Os estúdios da China e da Coréia do Sul estão produzindo programas ao estilo animê de alta qualidade, ajudados por mão-de-obra mais barata e até com subsídios governamentais.


As crianças japonesas desencorajaram os fabricantes de brinquedos, redes de televisão e outros patrocinadores tradicionais de financiar novos programas, fazendo muitos estúdios de animê a fazer pornôs leves e filmes violentos para audiências adultas. O YouTube e outros serviços gratuitos de internet prejudicaram as vendas de DVDs. As vendas de DVDs de animês feitos no Japão caíram 18% em 2008.


Executivos do setor estimam que nove de cada dez novos trabalhadores largam o emprego em três anos. Uma pesquisa realizada este ano mostrou que os animadores na faixa dos 20 anos ganhavam apenas 1,1 milhão de ienes (US$ 11.000) por ano em média, enquanto os na faixa dos 30 ganhavam 2,1 milhões de ienes.


A maioria dos jovens animadores, trabalham como freelance e muitas vezes não tem benefícios. Muitos são pagos pelo número de desenhos que produzem, e esse preço mudou pouco em 30 anos. O governo japonês afirma estar tentando apoiar o setor, com planos de aumentar os gastos em educação e treinamento de jovens animadores e alocar mais recursos para a comercialização dos filmes.

Nenhum comentário: