Tamy Itsumo Otome ~[Hiatus]~: Sake

Blog melhor visualizado pelo fire fox.

Caso não tenha recomendo baixar

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sake



Sake ou nihonshu é uma bebida alcoólica japonesa, basicamente feita de grãos de arroz e água. A palavra sake no Japão também é usada para designar qualquer bebida alcoólica.

Fermentado com arroz e água, essa é a bebida alcoólica japonesa desde os tempos antigos. O teor alcoólico do sake, que pode ser bebido gelado ou quente, varia entre 15% e 20%. Para produzir um sake refinado e de bom sabor, é necessário um arroz de alta qualidade, água mineral, tonel de boa qualidade, como o fabricado com pinheiro de Yoshino, um competente especialista em fabricação, temperatura propícia para a fermentação, entre outras condições.

A história do sake remonta ao século VIII, ano em que foram admitidas em Heiankyo (atual Kyoto) pessoas encarregadas de produzir sake para o Palácio Imperial. O sake era uma importante oferenda nas atividades religiosas e, era comum saboreá-lo após a oferenda. Muito utilizado em festividades ligadas à agricultura, em casamentos e despedidas, o sake refinado tornou-se popular na segunda metade do século XVIII (Período Edo). Há duas variedades de sake refinado: karakuchizake (sake seco) e o amakuchizake (sake doce).

Nenhum comentário: